WeCreativez WhatsApp Support
Nosso time aguarda você para te responder.
Olá! Como posso ajudar?

Aprenda a fazer a massa do tradicional bolo japonês Kasutera

  • kenji
  • Nenhum comentário

Aprenda a fazer a massa do tradicional bolo japonês Kasutera

Conhecido por aqui como pão-de-ló, o bolo japonês Kasutera entrou para a gastronomia do Japão no século XVI com a expedição portuguesa no país.

Além disso, o nome da receita vem do próprio português “Pão de Castella”. Porém, ao longo dos séculos, a receita foi ganhando elementos típicos da culinária japonesa, como o matcha.

O kasutera faz muito sucesso no Japão, pois a massa é ligeiramente úmida, a textura macia e uma delícia. Aprenda a fazer.

Receita bolo Kasutera

Kasutera

Ingredientes

  • Forma retangular de 19 x19 x 8 cm;
  • 6 ovos médios;
  • 200 gramas de açúcar refinado;
  • 3 colheres de sopa de mel;
  • 3 colheres de sopa de água filtrada;
  • 150 gramas de farinha para bolo;
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo ou demerara;

Modo de preparo

Coloque o papel vegetal em uma forma de alumínio quadrada. Distribua o açúcar mascavo (ou demerara) no fundo e reserve.

Com ajuda de uma batedeira ou foá, bata os ovos em um recipiente de alumínio em velocidade baixa e acrescente o açúcar refinado branco. Além disso, coloque a mistura em banho-maria enquanto bate os ovos e o açúcar.

Após aquecer a mistura, retire do fogo e continue batendo. Enquanto isso, deixe a água aquecendo no banho-maria e deixe bater a massa por mais oito minutos na velocidade alta até chegar ao ponto pico (macia e esbranquiçada).

Depois, dilua o mel na água morna, acresente na mistura e bata por mais um minuto. Coloque em velocidade mínima e finalize com mais um minuto. Portanto, a textura da massa deve ser brilhante e fina.

Logo após, acrescente a farinha para pão em velocidade média por dois minutos ou até que a textura fique macia e uniforme. Além disso, bata a tigela em uma superfície lisa e retire as bolhas de ar.

Leia também

Aprenda uma receita de trufa de batata doce – Chocolate Satsumaimo

5 coisas surpreendentes para fazer na panela de arroz japonesa

Segredos para fazer um tonkatsu perfeito

Despeje a massa na forma e mexa com uma espátula e retirar mais bolhas de ar. Coloque em forno pré aquecido a 170 graus por quinze minutos.

Depois, reduza e temperatura para 160 graus e deixe por cinquenta minutos. Verifique se a massa está cozida com a ajuda de um palito de madeira ou garfo. Ele deve sair levemente úmido, não completamente seco.

Desenforme e envolva o bolo em papel laminado para esfriar e depois deixe na geladeira por um dia inteiro. Na hora de cortar umedeça a faca em papel toalha molhado para deixar o corte limpo e reto sem estragar o bolo.

Corte em fatias generosas de 3 cm retangular e sirva. Está pronto. Você poderá rechear ou servir puro com café ou chá.

Obs: você pode trocar a farinha para bolo pela branca. Porém, o segredo da textura macia está nesse ingrediente.

Então, gostou do artigo? Compartilhe.


Continue lendo

Deixe uma resposta